quinta-feira | 19 - outubro - 2017
Home / Adubos e Insumos / Fazendo sua própria Cera Selante

Fazendo sua própria Cera Selante

Esta cera/goma selante é excelente para plantas que têm perda de seiva quando se faz corte de galhos e raízes como Áceres e Pin17heiros.

Por sua consistência de grude ela sela imediatamente tais cortes, evitando a perda exagerada de seiva através dos cortes, além de proteger contra insetos, fungos e bactérias.

Ingredientes para o preparo:
150g de breu
500g de cera de abelhas ou parafina*
125g de sebo de carnes (de vaca, porco ou carneiro)

*A cera de abelhas pode atrair as abelhas para o local onde a pasta for aplicada, portanto se não desejar opte pelo uso da parafina.
Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma panela ou lata, deixe que os ingredientes se dissolvam e mexa a mistura sempre até que se torne bem homogênea, a mistura tem que se tornar bem consistente como ponto de massa de modelar.

Deixe esfriar um pouco até que não queime as mãos e antes de endurecer modele com as mãos em forma de pequenos palitos com um dedo de espessura com o comprimento que desejar e depois deixe esfriando, depois que estiver completamente frio os palitos podem ser guardados em recipiente fechado.

Não deixe no sol nem próximo de fontes de calor pois irá derreter novamente.
Modo de usar:

Quando for aplicar sua Cera, aqueça a ponta do “palito de cera” com um isqueiro/maçarico e aplique sobre o corte. A secagem é praticamente imediata.

Sobre João Porto

João Porto iniciou seu contato com o bonsai em 1996, na cidade de São José do Rio Preto/SP, e desde então é um fiel adepto da arte. Atualmente é Presidente do Bonsai Clube Rio Preto, onde realiza constantes palestras e workshops para os iniciantes no hobby, tornando-se referência em sua região.

Veja essa publicação também!

Guia de Pragas e Doenças

Visitando o site da Bonsai do Campo, encontrei um guia muito bacana, feito pelo Edson …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *