quinta-feira | 19 - outubro - 2017
Home / Colaboradores / João Porto / Montando um Sistema de Irrigação

Montando um Sistema de Irrigação

A rega do bonsai é de fundamental importância, a água nunca deve faltar pois como os vasos e a quantidade de substrato são bem menores do que em outros tipos de plantas, por incidência solar e ventos a umidade do solo de um vaso de bonsai se esvai rapidamente e secando totalmente um bonsai que pode ter demorado anos e anos de treinamento para adquirir estrutura de galhos e nebari adequados pode morrer de um dia para o outro.

Sendo assim é interessante usar um sistema de irrigação que pode ser facilmente montado. Esse sistema de irrigação tanto pode ser a fonte de rega propriamente dita como também pode ser usado para complementar as regar manuais ou ser utilizado quando o bonsaísta estiver ausente do viveiro por motivos como viajem por exemplo. Para fazer este sistema vamos precisar dos seguintes materiais:

O timer digital para programar a hora de início e fim do acionamento da válvula solenoide, que se abre para a passagem do fluxo de água quando alimentada com energia elétrica.

A válvula ao se abrir deixa que a água entre no sistema de irrigação.

O filtro serve para evitar que musgo, areia ou outros resíduos que vem da água da rua obstrua os microaspersores interrompendo assim a rega naquele ponto, e o tubo de polietileno que é onde os bicos de aspersão vão ser fixados.

Em primeiro lugar deve-se colocar o tubo de polietileno esticado em seu local definitivo, acima dos bonsai. Eu coloquei em casa um cabo de aço revestido de PVC com esticadores nas duas extremidades e fixei o tubo neste cabo com arame galvanizado. É preciso fechar a extremidade oposta do tubo com um cap (fim do sistema de irrigação), deixe esticado por uns 3 dias antes de começar a fixar os microaspersores, pois o tubo vai se assentar neste período.

Enquanto isso monte o timer e a válvula solenoide no local onde será o inicio do sistema de irrigação conforme o esquema abaixo. Você vai precisar fixar o tubo de polietileno à saída do filtro e a saída da válvula solenoide à entrada do filtro e fazer uma extensão da torneira de água da rua mais próxima até a entrada da válvula solenoide. Esta entrada de água vai ficar sempre aberta, vai ser necessário também uma tomada elétrica perto da válvula onde será ligado o timer digital.

Na válvula existem dois conectores metálicos que é onde você vai fazer a ligação elétrica até a saída do timer para abrir e fechar a válvula. Passados os 3 dias é hora de fixar os microaspersores, com um prego ou qualquer objeto pontiagudo faça um furo mais fino que a rosca do microaspersor e o introduza no orifício sempre girando até que se encaixe completamente, coloque um aspersor a cada metro até o final do tubo. Se surgirem dúvidas na montagem entre em contato.

Abaixo as fotos do sistema de irrigação montado em que pode-se ver os detalhes, como a entrada de água e energia elétrica à esquerda e neste caso as quatro saídas de água, cada uma com uma válvula solenoide para a irrigação propriamente dita, em até quatro ramais de irrigação, independentes cada um com controlado por um timer eletrônico.

Sobre João Porto

João Porto iniciou seu contato com o bonsai em 1996, na cidade de São José do Rio Preto/SP, e desde então é um fiel adepto da arte. Atualmente é Presidente do Bonsai Clube Rio Preto, onde realiza constantes palestras e workshops para os iniciantes no hobby, tornando-se referência em sua região.

Veja essa publicação também!

Misho, o Bonsai a partir da Semente.

Dá-se o nome de misho ao cultivo de bonsai a partir de sementes. De certa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *