sexta-feira | 15 - dezembro - 2017
Home / Começando do Zero / Ter um bonsai é diferente de ser Bonsaísta.

Ter um bonsai é diferente de ser Bonsaísta.

A arte do Bonsai é hoje em dia muito difundida, e em vários aspectos nos ajuda a melhorar como seres humanos e nos obriga a olhar para a natureza de uma forma bem diferente da que estamos acostumados no dia-a-dia acelerado de hoje.

Ser bonsaísta não se resume a ter uma planta, ser bonsaísta é muito mais que isso, todos podemos ter uma planta mas nem todos olhamos para ela e enxergamos o algo mais que o praticante desta arte tenta incessantemente encontrar, o espírito de um ser, que reage sempre a sua maneira não se importando o quão ansioso estamos, por isso o bonsaísta é diferente, precisamos nos ajustar à natureza para poder compreender como a árvore caminha, e dentro de nossas possibilidades fazer com que ela vá por atalhos para que possa oferecer aos nossos olhos apressados todo o seu potencial a tempo, para que, em nossa breve vida possamos contempla-la.

Serão necessários vários anos para que uma árvore nos mostre como ela pode ser bela mesmo diminuta e em uma bandeja, e ao longo de todos estes anos temos a ilusão de que estamos intervindo naquele ser, modificando-o em vários aspectos para transforma-lo em um verdadeiro bonsai, e sem tomar conhecimento das sutilezas da natureza só conseguimos entender que realmente ocorreu no decorrer deste tempo quando paramos para contemplar nossa obra.

Quando a paciência, a temperança, a prudência, a modéstia e principalmente a humildade já fizer parte de nós conseguiremos ver que nós mesmos fomos tão modificados quanto aquele ser ao qual nos dedicamos durante tanto tempo.

Para aqueles que não adquiriram esta consciência é porque não se tornaram bonsaístas, ainda não se deixaram mudar por estes seres que existem muito antes de nós neste mundo, e que vão existir muito depois também.

Ter um lindo bonsai conduzido por nossas mãos é um sintoma do que criamos e desenvolvemos dentro nós, pois sem estes princípios adquiridos não conseguiríamos a contemplação que se faz necessária para saber o que fazer nesta jornada.

Sobre João Porto

João Porto iniciou seu contato com o bonsai em 1996, na cidade de São José do Rio Preto/SP, e desde então é um fiel adepto da arte. Atualmente é Presidente do Bonsai Clube Rio Preto, onde realiza constantes palestras e workshops para os iniciantes no hobby, tornando-se referência em sua região.

Veja essa publicação também!

Ansiedade de um bonsaísta principiante

Quando nos deparamos com a paixão arrebatadora pelo Bonsai, não nos sai do pensamento a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *